Identificar e Conhecer

A partir da constatação da baixa frequência escolar, existe a necessidade de identificar e conhecer a realidade da aluna a fim de saber a dinâmica na qual a estudante está inserida. Nesta etapa, o acompanhamento pedagógico se inicia para que a escola se mobilize na integração dos dados e informações sobre a trajetória e a situação da estudante, tendo sempre em perspectiva que são ações que visam refletir sobre a realidade da aluna antes de direcioná-la para outros serviços.

A gravidez na trajetória escolar não representa um fenômeno novo no cenário brasileiro, sendo uma questão social, entendida como polêmica por relacionar-se com temáticas envolvendo sexualidade, gênero, reprodução e suas práticas contraceptivas/preventivas. Conforme o Ministério da Saúde alerta, é preciso encarar a gravidez dentro do percurso educacional como resultado de uma pluralidade de experiências vividas, que possuem diferentes significados de acordo com as realidades.  

Sendo um fenômeno que instiga a preocupação social, sua compreensão envolve inúmeros marcadores de diferença (como classe, raça/etnia e gênero) que precisam ser suscitados para um enfrentamento do motivo a partir do contexto no qual está inserido.

Nesse sentido, antes de tudo, a escola precisa estar ciente de que

[...] tradicionalmente, a ocorrência da gravidez na adolescência é enfocada como não planejada, indesejada e decorrente do desconhecimento de métodos anticoncepcionais. Estes aspectos nem sempre estão presentes e sinalizam que a análise da gravidez e da maternidade nessa faixa etária não pode ser desvinculada das motivações individuais, nem descontextualizada das condições sociais em que as adolescentes estão inseridas. (BRASIL, 2017, p. 167).

Acompanhamento intersetorial dos casos identificados

Como a escola está organizada para o acompanhamento da estudante?

É mediante o conhecimento da realidade da estudante que ações de acompanhamento são possíveis. No acompanhamento da frequência escolar, uma questão necessária à problematização é que existem sistemas estaduais e municipais específicos. Dentro dessa dinâmica, de que existem realidades específicas, entendemos também que existem políticas específicas para trabalhar com os encaminhamentos dos motivos de baixa frequência. Nesse sentido, é importante que a escola esteja em consonância com a Secretaria Municipal de Educação. É importante assistir a trajetória da aluna conjuntamente ao serviço que foi mobilizado e direcionado para o retorno desta à escola. 

 

Espera-se que haja a superação das dificuldades através do acompanhamento sob as seguintes frentes:

  • Supervisão da frequência escolar e acompanhamento pela equipe pedagógica do desempenho da aluna nas atividades escolares;
  • Acompanhamento direto do serviço ao qual foi acionado e direcionado a aluna através de equipe interdisciplinar.

Destaca-se que no caso de gravidez se atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei nº 1.044, de 1969.

Conheça o fluxo socioassistencial para acompanhamento


PSE:  Programa Saúde na Escola
SUS:  Sistema Único de Saúde
Serviços de Atenção Básica/SUS: integrados por centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde ou similares mais próximos de sua casa.

Gostaria de baixar as sugestões extraescolar desse encaminhamento?

Baixar