Referências
Bibliográficas

ANDEPS. Políticas Sociais em Rede: Bolsa Família. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VaEU3bXbpyc&feature=youtu.be>. Acesso em: 7 dez. 2018.

ARROYO, M. G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

BOURDIEU, P.; SAINT-MARTIN, M. As categorias do juízo professoral. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.  

BUENAS IDEIAS. Capitanias hereditárias. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YecTflR59u4&feature=youtu.be>. Acesso em: 7 dez. 2018.

CAETANO, D. J. Bolsa-Família: Efeitos Colaterais. Revista Fórum, 28 set. 2010.

FECOMERCIO SP. Formação e meritocracia no ensino, por Ana Maria Diniz. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mxHVZb4gS2Y&feature=youtu.be>. Acesso em: 7 dez. 2018.

GELEDÉS. Guia de enfrentamento do racismo institucional. 2013. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Guia-de-enfrentamento-ao-racismo-institucional.pdf>. Acesso em: 17 out. 2018.

LANDER, E (Org.). A colonialidade do saber, eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Colección Sur Sur). Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf>. Acesso em: 17 out. 2018.

MARANGONI, O. Entenda o que é racismo institucional. Racismo Institucional, 29 out. 2015.

MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

NECO, P. TIRINHAS: Meritocracia com condições e oportunidades distintas?. [S.l]: Paulinho Neco, o BLOG, 2015. Disponível em: <http://paulinhonecooblog.blogspot.com/2015/07/tirinhas-meritocracia-com-condicoes-e.html>. Acesso em: 18 out. 2018.

PEREIRA, B. P; LOPES, R. E. Por que ir à Escola? Sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 193-216, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v41n1/2175-6236-edreal-41-01-00193.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

PROGRAMA DO PORCHAT. Jogo do Privilégio promove reflexão sobre racismo e machismo. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6U04cSyyJCo&feature=youtu.be>. Acesso em: 7 dez. 2018.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. A colonialidade do saber, eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Colección Sur Sur). Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf>. Acesso em: 17 out. 2018.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 93-126.

SACRISTÁN, J. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SUPERINTERESSANTE. 2 minutos para entender: desigualdade racial no Brasil. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ufbZkexu7E0&feature=youtu.be>. Acesso em: 7 dez. 2018.

TV ESCOLA. 500 anos – O Brasil colônia na TV: dos grilhões ao quilombo. 2000.

______. Salto para o futuro: evasão escolar. 2016.

______. Paulo Freire – Contemporâneo. 2006.

UNIVESP. Meritocracia. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=be6ZiM_cTF8&feature=youtu.be>. Acesso em: 7 dez. 2018.

VEIGA, C. G. História da Educação. 1. ed. São Paulo: Ática, 2007.