
Introdução
Educação Escolar e Vínculos Familiares
Este texto tem como intuito ampliar a visão do leitor acerca das tensões, possibilidades e desafios existentes entre as famílias e a escola, buscando aproximá-las. Isso porque entendemos que a relação existente entre a educação escolar e a família afeta diretamente as trajetórias escolares, estando estas vinculadas com a repetência, o abandono e a evasão escolar de crianças, adolescentes e jovens em situação de extrema pobreza/vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).
Para tanto, buscamos dialogar e nos aprofundar nas compreensões atuais do que entendemos por família, que hoje apontam para a dimensão da diversidade em seus formatos, bem como para as diferentes experiências sociais, culturais e econômicas das famílias brasileiras.
Nesse sentido, iremos dar atenção a como a condição social da família influencia, de modo específico, na relação estabelecida com a escola e de que forma tal relação traz consequências nos processos de escolarização dessas crianças, adolescentes e jovens. Discutiremos também como os processos de colonialidade, frutos do período colonial, fizeram um certo padrão de família “adequado” dominar sobre os demais, perpetuando uma visão social preconceituosa em relação às famílias que vivem em condição de pobreza e que não seguem um padrão legitimado de organização familiar, isto é, fugindo do padrão branco, hétero, europeu de classe média/alta.
Assim, queremos ajudar você, profissional da educação, a refletir sobre as situações de vulnerabilidade socioeconômica de crianças, adolescentes e jovens beneficiários do PBF. Além disso, vamos dar atenção para os novos arranjos familiares, no intuito de construir novas abordagens de aproximação com esses sujeitos, respeitando a diversidade e a pluralidade existentes nas relações sociais.