
Introdução
Educação escolar, comunidade e territórios educativos
ESPERANÇA
Na minha rua existe de tudo
eu posso ser tudo que eu imaginar
a minha rua é encantada
andando nela é possível sonhar.
Sonho com o amor, com a esperança
de todas as crianças a brincar
na minha rua existe um tesouro
tesouro que todos podem achar.
Esse tesouro chama-se esperança
esperança de um dia o amor mudar
mudar o sentimento, renovar a beleza
para nos dar força e a paz continuar.
Neste texto, iremos conversar mais detidamente sobre a relação escola-famílias-comunidade, tendo como eixo de discussão os territórios educativos. Essa perspectiva visa sensibilizar educadores e gestores escolares e olhar para fora dos muros da escola, mapeando espaços, saberes e sujeitos no território capazes de enriquecer os processos educativos desenvolvidos nas escolas. Para tanto, detalhamos o conceito de território, bem como o de território educativo, apontando seus elementos, assim como os vínculos comunitários e as relações de poder que nele (e por meio dele) se constituem. Convidamos o leitor a dialogar sobre como eles podem influenciar o trabalho da escola na e com a comunidade, como também o estreitamento da relação da escola com as famílias e, consequentemente, com o bairro em que ela está inserida, assim como apresentar algumas experiências e sugestões de realização do mapeamento do território educativo nos mais diversos contextos brasileiros.
Ainda, abordaremos como o encontro da escola com o território é capaz de humanizar e sensibilizar a docência, beneficiando a relação educador-estudante; relação essa estritamente importante para aumentar o vínculo do estudante com a escola e contribuir para a consequente permanência dele na instituição. Convidamos, assim, a busca de uma ação educativa que esteja intimamente relacionada ao contexto social no qual se insere.