Considerações
Prezados(as) leitores(as), neste módulo, dialogamos sobre a multiplicidade e a diversidade de saberes presentes na escola, os quais são levados pelos estudantes, educadores, gestores e demais profissionais para o ambiente escolar. Esses saberes se relacionam às experiências de vida de cada um desses sujeitos, são suas bagagens de conhecimentos acumuladas ao longo da vida, nos diversos espaços sociais em que nos formamos no dia a dia.
Conversamos sobre como interagir com esses saberes, pois a perspectiva de um saber e de um conteúdo escolar único, em detrimento dos saberes produzidos nas experiências sociais, historicamente, tem sido a tônica da educação brasileira. Nesse sentido, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, refletimos sobre a necessidade de romper com uma hierarquia de saberes, a partir da construção de uma Ecologia de Saberes em nossas práticas escolares, interconectando-os.
Refletimos ainda sobre a necessidade de pensar em estratégias que promovam o encontro dos saberes escolares, prescritos nos currículos, com os saberes da experiência, pois carregamos nossas marcas culturais, da formação em nossas famílias, para os espaços em que circulamos, inclusive para a escola.
Por fim, dialogamos acerca de experiências sociais diversas, em distintos territórios brasileiros, aprofundando a concepção de que há uma enorme diversidade de manifestações sociais e culturais na vida cotidiana. Refletimos, portanto, sobre a necessidade de perceber a potência da diversidade desses sujeitos que têm quebrado lógicas arraigadas não só na escola, mas em outros espaços educativos.