Introdução

Saberes, práticas pedagógicas e currículos 

A educação brasileira,
do campo e da cidade,
não é muito verdadeira
e só visa quantidade.


Qualidade versus quantidade, poema de rua, p. 83

Inspirados por esse poema de rua, neste módulo, conversaremos acerca da construção do conhecimento escolar em diálogo com a diversidade de saberes que se processam fora do espaço escolar, os saberes da experiência. 

Partimos do pressuposto de que a valorização dos saberes levados para a escola, por cada sujeito envolvido nas práticas pedagógicas – estudantes, educadores, gestores, famílias –, em encontro com o saber escolar, pode contribuir para o aprendizado e, consequentemente, para a permanência dos estudantes na escola.

Assim, convidamos o leitor e a leitora a se debruçarem sobre o que são as características dos processos de colonialidade no “fazer” escolar e na configuração do modelo escolar predominante no Brasil. Iremos evidenciar como o desprezo pelos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes pode contribuir para a baixa frequência, a repetência, o abandono e a evasão escolar.

Também convidamos aos leitores (as) para conhecer uma nova percepção quanto ao ensino: a de que a adoção de leis universalizantespadronizadas, é insuficiente para a garantia do direito à educação e para a permanência dos(as) estudantes na escola.

Dialogaremos sobre os vários significados do conceito de educação, apontando que não só a escola forma sujeitos, mas que outras instâncias também atuam nesse processo, sobretudo transmitindo outros tipos de saberes. Evidenciaremos as possibilidades de encontro entre os saberes escolares e a bagagem anterior dos sujeitos, no intuito de buscarmos pistas para desenvolver projetos pedagógicos que quebrem com as lógicas colonizadoras, que ainda estão presentes nas escolas.

Por fim, conversaremos sobre como as diversidades territoriais, de raça, de gênero e de classe social, que caracterizam o Brasil, produzem saberes que exigem das escolas pedagogias diversas. Dessa forma, convidamos os(as) leitores(as) a conhecer formas integradas de construção do conhecimento e de interlocução entre saberes, a partir de problemas reais que perpassam a experiência de sujeitos e das realidades brasileiras, também diversas.