Saiba mais

Segundo Abrantes (1995), é desejável que um projeto pedagógico abarque as seguintes fases.

UM PROJETO É UMA ATIVIDADE INTENCIONAL: o envolvimento dos alunos é uma característica chave do trabalho de projetos, o que pressupõe um objetivo que dá unidade e sentido às várias atividades, bem como um produto final que pode assumir formas muito variadas, mas procura responder ao objetivo inicial e reflete o trabalho realizado.

EM UM PROJETO, A RESPONSABILIDADE E A AUTONOMIA DOS ALUNOS SÃO ESSENCIAIS: os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto. Em geral, fazem-no em equipe, motivo pelo qual a cooperação está também quase sempre associada ao trabalho.

 A AUTENTICIDADE É UMA CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL DE UM PROJETO: o problema a resolver é relevante e tem um caráter real para os alunos. Não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. Além disso, o problema não é independente do contexto sociocultural, e os alunos procuram construir respostas pessoais e originais.

 UM PROJETO ENVOLVE COMPLEXIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução.

 UM PROJETO PERCORRE VÁRIAS FASES: escolha do objetivo central, formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação e divulgação dos trabalhos.