Considerações
Neste módulo, o(a) leitor(a) pode refletir sobre a necessidade de deslocarmos o lugar dos processos de construção de conhecimento na escola, a partir da análise de algumas experiências educativas em curso pelo Brasil. Aprendemos com elas que é preciso superar a lógica de transferência de conhecimentos e efetivar a lógica de construção coletiva e mútua. Ademais, refletimos que a construção de conhecimentos deve estar conectada com questões e problemas reais da sociedade, visando à resolução desses problemas, desde a escala local, no território em que atuam, até a escala global, pensando problemas do mundo moderno.
Conseguimos também apurar nosso olhar nesse caminho profícuo para superarmos as desigualdades educacionais, tendo em vista a trajetória dos estudantes, passando pela construção de uma escola múltipla e integral. Isso nos revela a importância de atuarmos a partir de uma visão integrada e globalizante, que irá permitir aos estudantes analisar problemas e suas soluções no contexto local em que vivem, dentro de uma perspectiva global, ou seja, conectados com o mundo.
Por fim, dialogamos sobre o quanto é necessário reconhecermos que os estudantes que chegam hoje às escolas trazem consigo dimensões tradicionalmente esquecidas pela instituição escolar como vida-corpo-espaço-tempo, como nos diz Arroyo (2012). Por isso, é necessário que educadores valorizem os conhecimentos, os saberes, as marcas no corpo, que dizem sobre suas experiências, tramas, enredos e identidades.
O que nos interessa, ao desejarmos fazer Educação Integral para os estudantes das escolas públicas em situação de pobreza, é nos aproximarmos deles, esforçando-nos para reverter paradigmas coloniais, nos conectando com territórios, resistências, lutas e maneiras de ver e viver o mundo.