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Pode-se refletir acerca do conceito "currículo em ação", de Sacristán (1998), o qual diz que: 

o valor de qualquer currículo, de toda proposta de mudança para a prática educativa, se comprova na realidade na qual se realiza, na forma como se concretiza em situações reais. O currículo na ação é a última expressão de seu valor, pois, enfim, é na prática que todo projeto, toda ideia, toda intenção, se faz realidade de uma forma ou outra; se manifesta, adquire significado e valor, independentemente de declarações e propósitos de partida. Às vezes, também, à margem das intenções a prática reflete pressupostos e valores muito diversos.

SACRISTÁN, 1998, p. 201

Esses níveis são descritos por Sacristàn (2000) como:  

Currículo prescrito: trata-se de um currículo em que se estabelece previamente como deve ser seu conteúdo, sua organização, principalmente na escolaridade obrigatória. Faz parte de todo sistema de ensino e serve como um balizador para a elaboração de materiais, controle de sistemas, organização didática etc.

Currículo apresentado: para o trabalho com o currículo prescrito há, na maioria das vezes, alguns estudos na tentativa de possibilitar uma melhor interpretação (ou a interpretação desejada por quem prescreveu) desse currículo. Tais estudos têm como objetivo apresentar o currículo ao público a que se destina com o objetivo de auxiliar em sua implementação.

Currículo moldado: um momento muito importante na educação é quando o professor prepara seu plano de ensino. Nesse momento, ele, em grupo ou sozinho, elabora o que pretende ensinar no decorrer do ano, semestre, bimestre, mês ou semana. Ele irá moldar seu currículo de acordo com suas intenções e suas compreensões. O professor é visto como um "tradutor" que intervém na configuração das propostas curriculares.

Currículo em ação: ação, prática, significado real das propostas curriculares, momento em que o prescrito, apresentado e moldado é posto em ação. É onde se concretizam as práticas docentes e se destacam alguns resultados.

SACRISTÀN, 2000, p. 148