
Introdução
Educação e Diversidades: experiências exitosas
“Educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente - tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio."
Neste texto, convidamos vocês, leitoras e leitores, a dialogar acerca de elementos que possam fortalecer a presença dos estudantes das camadas populares na escola, como os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), a partir da valorização de seus saberes em encontro com os saberes escolares. O objetivo deste diálogo é nos encontrarmos com experiências que possam auxiliar gestores escolares e educadores a desenvolver estratégias pedagógicas conectadas com a realidade do público com quem atuam. Para tanto, conversaremos com experiências recentes ou em curso pautadas pelas dimensões do Currículo Vivo, da Pedagogia de Projetos e da Educação Integral.
O primeiro convite direcionado ao(à) leitor(a) é buscar refletir sobre como podemos construir um Currículo Vivo nas escolas, nos aproximando de práticas escolares que estejam para além das prescrições e mais próximas das realidades e contextos dos estudantes. Abordaremos, dentro da concepção da Pedagogia de Projetos, a importância de ressignificar tempos e espaços escolares para garantir a participação dos(das) estudantes nos processos educativos e, consequentemente, garantir a permanência na escola e a melhoria do aprendizado.
O segundo convite direcionado ao(à) leitor(a) é o diálogo, no que concerne à Pedagogia de Projetos, com experiências que modificam tempos e espaços escolares, visando processos educativos que envolvam mais a diversidade dos estudantes presentes nas escolas públicas. Veremos a necessidade de atuarmos sobre uma base real de questões que atravessam a vida contemporânea, buscando articulação entre os conhecimentos advindos dos estudantes com os conhecimentos dispostos nos currículos escolares.
O terceiro e último convite dirigido aos(às) leitores(as), neste módulo, será refletir sobre a abordagem das experiências de Educação Integral. Buscaremos nos aproximar de processos pedagógicos que objetivam a educação do sujeito não apenas na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões afetivas, sociais, culturais e políticas, considerando o estudante como um sujeito integral. Mostraremos também que a Educação Integral tem ganhado força no Brasil nos últimos anos, revelando ser um caminho profícuo para a superação das desigualdades educacionais, que têm como elemento estruturante a exclusão escolar por parte da população.