Introdução

Prevenção ao uso de drogas em território educativo

Figura 1: autorretratos da série "Under the Influence". Fonte: Saunders (2008).

As imagens que vimos acima são alguns resultados de um experimento que o artista plástico Bryan Lewis Saunders vem fazendo desde 1995. Ele pinta autorretratos sobre o efeito de diferentes drogas, lícitas e ilícitas. Como podemos ver, cada uma dessas substâncias causou um efeito diferente no artista, que produziu quadros que, de certa forma, representam essas sensações. Quais são as sensações que você sente ao olhar para essas imagens? Podemos ver que algumas são alegres, coloridas, e o rosto pintado expressa tranquilidade e felicidade. Ao mesmo tempo, algumas são sombrias, com traços tortos e expressões tristes ou melancólicas. Outras não são nem isto nem aquilo, são indecifráveis.

Essas sensações que o autor sentiu ao pintar os quadros representam a complexidade da questão do uso das drogas. O que são drogas? Quem usa drogas? Como elas influenciam nossas vidas e como essa relação se dá na escola? Esses são pontos muito importantes que serão discutidos neste texto.

Neste texto, vamos  discutir a questão do uso de drogas em nossa sociedade, dando maior atenção ao contexto escolar. O envolvimento com drogas ou atos infracionais foi o 22º motivo de baixa frequência mais registrado no ano de 2017 entre crianças, adolescentes e jovens beneficiários(as) do Programa Bolsa Família (PBF), com um total de 2.048 registros. Quando esses alunos, que já tem um histórico de envolvimento com drogas, deixam de frequentar a escola, é trabalho de todos buscar saber se isso acontece em função da questão da droga. Caso isso seja confirmado, é preciso saber se esses estudantes foram encaminhados para algum órgão competente, como o Conselho Tutelar, ou não. Essa estratégia é importante para que a escola não perca esses jovens de vista e, dessa forma, possa ajudá-los com relação a esses problemas. Vale lembrar que o PBF é um programa que não se limita à transferência de renda condicionadas, mas também esta voltada à garantia de direitos nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social.

O acompanhamento desses alunos tem mostrado que a droga por si só não é um problema isolado. Existem outras situações chamadas de “situações correlatas”, que aparecem frequentemente junto à questão do uso de drogas e do envolvimento com atos infracionais. As situações correlatas mais comuns são a presença de problemas psicológicos/mentais, a situação de rua e a violência doméstica.  Caso alguma dessas apareça junto do uso de drogas, é importante ficar mais atento ainda, pois o acompanhamento dos alunos beneficiários mostra que a soma dessas situações aumenta as chances de  repetência , abandono e evasão escolar.

É muito importante deixarmos claro que, quando falamos de drogas, estamos falando tanto de drogas legais como de ilegais, isso porque o uso abusivo de qualquer tipo de substância é prejudicial e pode acarretar problemas de vários tipos. Mais um agravante na questão do uso de drogas é que, quanto mais cedo o estudante começar, maiores são as chances desses problemas tornarem-se mais sérios.

Figura 2: mochila escolar junto de drogas lícitas e ilícitas. Elaboração: LANTEC-UFSC (2018).

Trataremos do tema “O que são drogas?” na próxima unidade deste texto. Veremos que o que diferencia as drogas legais das ilegais é justamente a forma com  que a sociedade trata os diferentes tipos de consumidores, e não necessariamente os efeitos da droga em si. O fato de algumas drogas serem liberadas e outras não é resultado apenas da divisão dessas substâncias em mais ou menos prejudiciais, mas também de processos históricos e políticos.

Vamos trabalhar com situações reais em que o uso de drogas é um dos fatores determinantes do abandono escolar, aumentando ainda mais a vulnerabilidade social na qual esses sujeitos já se encontram. Pretendemos mostrar como essa relação também tende a aproximar o aluno de violências decorrentes da relação com o mundo das drogas e com o tráfico, às vezes com consequências mais sérias do que o uso de drogas em si. Em muitos casos, o consumo e o vício de drogas é uma consequência da relação que se cria com esse mundo, que afasta o estudante da escola e o aproxima da violência.

Essa criminalidade nos leva a outro problema, que é a privação de liberdade, ou seja, jovens que são detidos em função do tráfico de drogas, ficando impedidos não só de frequentar a escola, mas também de viver suas vidas e buscar possibilidades e oportunidades que diminuam essas condições de vulnerabilidade e extrema pobreza.