Considerações

Como vimos, a discussão sobre prevenção ao uso abusivo de drogas em contexto escolar nos mostra a importância de aguçar nossa percepção sobre o mundo em que vivemos. O consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, tem relação com diferentes e diversos comportamentos sociais.

Nesse sentido, foi possível compreender que o consumo de drogas é inerente à realidade social, e que as possíveis consequências negativas que o uso de drogas pode trazer dependem muito da relação que cada um estabelece com o consumo dessas substâncias. Daí a necessidade de compreender seus aspectos biológicos, psíquicos e sociais, e suas possíveis consequências para a vida do usuário, sobretudo na infância, adolescência ou juventude, seus familiares, a escola e a comunidade como um todo.

O espaço escolar pode e deve tornar-se um local de proteção e redução de vulnerabilidades sociais; para tanto, é necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser implementadas com a participação efetiva das crianças, adolescentes e jovens. É preciso também conectar a escola aos demais agentes e à Rede de Atenção à Saúde e à Assistência Social, criando uma grande rede de apoio e suporte, seja de que tipo for. A compreensão da dinâmica dos principais motivos de baixa frequência escolar relacionados ao envolvimento com drogas é fundamental para que os profissionais da educação possam atuar efetivamente para reduzir esses fatores e ajudar a enfrentar a repetência, o abandono e a evasão escolar.

Estratégias pedagógicas

As estratégias pedagógicas para prevenção ao uso de drogas no território escolar são diversas. Podemos apontar o fornecimento de informações baseadas em conhecimento científico, e não moral ou de criminalização; metodologias de educação entre pares; valorização da atitude positiva dos jovens diante de escolhas saudáveis; estabelecimento de vínculos seguros e saudáveis na escola, na família e na comunidade; e tantos outros, como primeiros passos em direção ao enfrentamento dessas situações complexas. No entanto, o mais importante é que a escola desenvolva um projeto de prevenção ao uso de drogas em parceria com a comunidade e com o comprometimento de todos. Tais projetos de prevenção precisam fortalecer as potencialidades dos jovens, devem ser criativos e necessitam proporcionar um espaço para problematizar o tema em questão.

Destacam-se estratégias que busquem potencializar as atitudes saudáveis, oferecer alternativas ao uso de drogas, como atividades esportivas e culturais voltadas para a modificação do ambiente. É preciso considerar que as práticas preventivas devem ser pensadas e planejadas de forma abrangente, incluindo aspectos que envolvem o uso de drogas, o estudante usuário e o contexto no qual ele está inserido.

Vejamos um vídeo que pode nos ajudar a pensar sobre essas estratégias

Arte contra as drogas - Projetos de artista patoense em comunidade carente de Patos é destaque no Estado.

Fonte: Patos Online (2013).

Para os estudantes:
Oportunizar atividades de pertencimento a um grupo de jovens protagonistas;

Favorecer o engajamento em alguma causa social ou grupo esportivo/cultural;

Realizar metodologias de educação entre pares.

Para a família e/ou responsáveis:
A escola precisa auxiliar as famílias a estabelecer vínculos afetivos seguros com os jovens, conhecer a dinâmica das famílias e trazê-las para a escola;

Atualizar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, contemplando a temática de prevenção ao uso abusivo de drogas, convidando as famílias a participar.

Para os profissionais da educação:
A prevenção ao uso problemático de drogas, por seu caráter transversal, deve ser trabalhada em diálogo interdisciplinar;

Desenvolver a cultura de paz no ambiente educacional, por meio de jogos, cultura, projetos coletivos e atividades lúdicas;

Desenvolver atividades que permitam aos educadores reconhecer e aprender a  lidar com os próprios medos e preconceitos;

Propor e desenvolver práticas voltadas à educação entre pares, com temas relacionados ao uso de drogas;

Propor atividades dinâmicas e em grupo para resolução de conflitos éticos no contexto escolar;

Realizar debates frequentes dos educadores e gestores acerca da função política e social da escola.

Para a comunidade escolar:
Desenvolver um programa de prevenção ao uso de drogas; estabelecer objetivos, estratégias e modo de acompanhamento; mapear os fatores de risco e de proteção no território escolar; identificar e envolver os líderes comunitários do bairro; e enfatizar a dimensão política da escola.