UNIDADE 6

Estratégias de promoção de saúde nos territórios de responsabilidade compartilhada: compromisso com a intersetorialidade

 

"Lutemos pela criação de novas formas de vida, de relações, de amizade, na sociedade, na arte, na cultura, novas formas que se instaurem através de nossas escolhas sexuais, éticas e políticas. Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidade, mas enquanto força criativa."

Michel Foucault

Neste tópico, sem perder o protagonismo dos sujeitos da escola, vamos dar luz à dinâmica do território educativo e sua potencialidade de promover saúde e articular-se com as redes públicas de Atenção à Saúde e de Assistência Social. Vamos, juntos, “criar formas de vida, de relações” e nos afirmarmos como “força criativa”.

Devemos considerar que o debate da educação é um debate político, pois a educação é condição primeira para o exercício pleno de todos os demais direitos. Cabe a ela garantir que as práticas educativas partam dos sujeitos e contemplem as suas diversidades em um exercício cotidiano de deveres e direitos, próprios da formação cidadã. Sobre esse cenário, é possível e necessário desenvolver uma formação humana integral com esses estudantes e educadores.

Por acreditar que devemos entender os estudantes como membros ativos da comunidade escolar, que devem ser ouvidos e respeitados como iguais, consideramos que a Educação Integral é uma estratégia indispensável para que a escola dê conta de tamanhas e tantas responsabilidades formativas. Responsabilidades essas que incluem abordar e discutir temas antes silenciados ou considerados de menor importância, como sexualidade, gênero, uso de drogas, desigualdade social e econômica, violências, meio ambiente etc.

No âmbito da Política Nacional de Promoção de Saúde (2006), um dos focos importantes é o estímulo aos modos de vida saudáveis. Isso inclui um amplo leque de ações preventivas, consentidas e não controladoras, para que seja possível reduzir os fatores de risco para saúde e estimular autonomia nessas escolhas. Dentre elas, e considerando a responsabilidade intersetorial da educação, destacamos a segurança alimentar e nutricional, as atividades físicas, esportivas e a Educação Ambiental. Vejamos algumas responsabilidades da educação articulada a outros atores sociais: