Card image cap
Saberes, práticas pedagógicas e currículos

Como fazer da escola um ambiente vivo e agradável para os sujeitos que ali vivem grande parte de seu tempo nas infâncias e juventudes? Por que não se abrem novas escolas e, sim, fechando as que têm? Por que também não aumenta a qualidade das escolas, tanto estrutural quanto de ensino?

Card image cap
Atenção integral à saúde de crianças e de adolescentes em situação de pobreza

O que entendemos por saúde? Até que ponto podemos extrapolar o conceito de saúde? Como abordar saúde mental na escola sem estigmatizar os sujeitos? Quais são os principais fatores de risco à saúde dos(as) estudantes em situação de vulnerabilidade social?

Card image cap
Educação escolar, comunidade e territórios educativos

Quais saberes podemos construir num momento de circulação por esses territórios? É possível aprender em contato com esses territórios? Como a comunidade do entorno escolar pode contribuir para os processos educativos desenvolvidos pela escola? Qual a importância do território para a melhoria da educação oferecida nas escolas públicas brasileiras?