Sujeitos, diversidades e direitos

Que processos históricos existem por trás dessa concepção dominante de escola? Por que essa escola tem sido desacreditada por diversos grupos sociais? Por que milhões de crianças, adolescentes e jovens abandonam a escola?

Card image cap
Educação e diversidades: experiências exitosas

Há ações pedagógicas em seu contexto de trabalho que permitam às crianças e aos(às) jovens expressarem suas opiniões? Há garantia de espaços de participação dos(das) estudantes no planejamento pedagógico e no currículo escolar? Qual a relação da participação dos(das) estudantes com o currículo da escola?

Card image cap
Prevenção ao uso de drogas em território educativo

O que podemos chamar de drogas? O que diferencia as drogas ilícitas das drogas lícitas? Como podemos entender o uso e sermos capazes de identificar quando o consumo de determinada substância se tornou algo problemático? Como abordar esse tema nas escolas?

Card image cap
Saberes, práticas pedagógicas e currículos

Como fazer da escola um ambiente vivo e agradável para os sujeitos que ali vivem grande parte de seu tempo nas infâncias e juventudes? Por que não se abrem novas escolas e, sim, fechando as que têm? Por que também não aumenta a qualidade das escolas, tanto estrutural quanto de ensino?